Bio
Marta Calejo
Nascida em Braga. Atualmente mora e trabalha na mesma cidade.
Designer desde 2007. Dedica-se nos últimos anos á investigação das metodologias criativas como forma de convocar a sociedade para o pensamento crítico e a transformação social e política.. Na sua prática artística alguns vetores norteiam o seu processo criativo. Do desenho enquanto performance, instrumentaliza as ferramentas do desenho, como projeção automática da vida. Na relação quotidiana entre corpo, espaço e objetos que se entrepõe nas ações desse corpo que age, o desenho é visto como mediador, conversor e cartógrafo dos gestos. Da fotografia e das imagens respigadas, questões da memória individual e coletiva são refletidas na sua prática artística. Parte do seu processo criativo ainda no desenho prende-se com o processo de fazer, sendo que neste caso a fotografia é usada como instrumento arquivista do trabalho e como evidência do processo de criação, como processo de documentação.
CV
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO
LICENCIATURA em Design de Comunicação e Arte Gráfica, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. (2007)
MESTRADO em Design da Imagem, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.(2009)
TÍTULOS E PRÉMIOS
2022 e 2023 - Certificado de Mérito Artístico, atribuído pelo Pinacothèque Museum no âmbito Luxembourg Art Prize 2022.
2013 – Vencedora do 1o prémio para a realização da identidade corporativa de uma empresa de azeite e produtos alimentares ‘Prova Da Natureza/ Savour Nature’.
2008 – Mensão Honrosa no Festival Future Places, Porto | Austin com a obra ' Ancoragem do Tempo'.
2006 – Vencedora do 1º lugar no concurso para a realização do outdoor publicitário para a VOLVO C30.
EXPOSIÇÕES E FESTIVAIS
2023 - 'Espaço-Entre' - Bienal de Artes Plásticas da Festa do Avante e Exposição Individual no CMIR- Centro de Interpretação do Mundo Rural, Mogadouro
2023 - 'A Festival | Quando o feminismo bate o pé o mundo treme!' - Exposição coletiva; Galeria Geraldes da Silva, Porto.
2020 - ‘Diferença e Repetição’ – Festival Artístico-Literário Palavra Voa, Guimarães.
2020 - Mural ‘A Liberdade É Uma Luta Constante’, Bairro das Fontainhas - Braga.
2015 – ‘Caligrafia de Um Corpo Mudo’ – Festival Future Places, Porto | Austin e Exposição Coletiva ‘Apocalipse do Corpo’, Porto [2017].
2015 – ‘Et Ce Sera Notre Espace Utopiste’ – em coautoria com Filipa Cruz – Exposição coletiva ‘Je Suis… XYZ’, in La Maison des Ensembles, Paris.
2014 – ‘E porque não 365?’ – Performance apresentada na Conferência Internacional Gender in Focus: (New) Trens in media (Universidade do Minho), em parceria com o coletivo KRIZO, Braga.
2014 – ‘Os Fios Que As Segregam’ – Instalação audio visual para o Festival NAA, em parceria com o coletivo KRIZO, Barcelos.
2012 – Colaborei como designer na produção da mini série documental, ‘Código de Bairro’ para a Academia RTP.
2010 – ‘Elapsed Time’ em coautoria com Miguel Duarte. Participação na mostra colectiva do Photoespaña [Festival Internacional De Fotografía Y Artes Visuales], Madrid.
2008 – ‘Ancoragem Do Tempo‘ – Festival Future Places, Porto | Austin – E foi exibida na FIL (Feira Internacional de Lisboa) [2009].
PUBLICAÇÕES
2016 – ‘From Drawing As Place of Action To Design As Being Transformation.’ In – Encontros de Douturamento em Design, Universidade de Aveiro.
2016 – ‘Design as a Critical Research.’ – 6th Systems & Design: Beyond Processes and Thinking Valencia, Universitat Politècnica de Valencia
2014 – ‘O Desenho como Cartógrafo em Processos de Ruína de um Gesto na Ausência do Acontecimento.’ 3a CONFIA – Conferência Internacional de Ilustração e Animação [Braga].
2013 – ‘ Drawing as Cartographer of Everyday life spaces’ – DUT (Drawing in University Today - International Meeting on Drawing, Image and Research), Porto.